Topo 3

 

Pseudo-artroses

Podemos defini-Ia como a ausência da consolidação óssea após uma fratura.

De um modo geral as fraturas consolidam ou cicatrizam num período médio de 4 a 6 meses, independente do tipo de tratamento, isto é, com ou sem cirurgia ou com ou sem a utilização de materiais de implante metálicos. Existe uma variação de tempo de consolidação de acordo com o local da fratura.

Após este período as fraturas não consolidadas são definidas como pseudo-artroses.

Podem ser classificadas de acordo com o aspecto da radiografia e também com a resposta biológica do tecido ósseo em hipertrófica ou atrófica.

As tipo hipertróficas apresentam comumente um calo ósseo exuberante com grande potencial para a consolidação e geralmente resultam de uma inadequada fixação da fratura.

As tipo atróficas apresentam uma deficiência vascular maior com um calo ósseo menos exuberante e com menor potencial para consolidação.

O tratamento clássico é a cirurgia ,objetivando reparação óssea com a consolidação, correção do alinhamento se necessário, com colocação eventual de enxerto ósseo ou novo material de implante para estabilização e consolidação do tecido ósseo.

A Terapia por ondas de choque extracorpórea(ESWT) pode ser aplicada para a consolidação das pseudo-artroses. Utilizando-se alta energia no local da falha óssea, promove-se o crescimento de novo tecido ósseo com consolidação da fratura.

A ESWT é um método de 1ª escolha no tratamento das pseudo-artroses em alguns paises da Europa, tais como Áustria e Alemanha.

É um método eficaz, com baixo custo, de procedimento ambulatorial , pode ser usado em pacientes com ou sem materiais de implante nas fraturas.

 

Termo de Uso

"As informações  encontradas  no site estão de acordo com padrões vigentes à época da publicação. Mas as constantes mudanças na Medicina, resultantes das pesquisas clínicas, as diferentes opiniões entre especialistas,  e os aspectos peculiares de situações individuais, implicam na necessidade por parte do leitor, de exercer seu melhor julgamento ao tomar decisões. Em particular, o leitor é solicitado a discutir a informação obtida neste site com um profissional da saúde, sendo que este site de informação não pode e nem deve substituir uma consulta médica."

Dr. José Eid - CRM SP 43653 - TEOT 3151

Atendimento

De segunda a sexta-feira
das 8:00 as 18:00

+55(11) 5051-8788

PST

PST - Pulsed Signal Therapy - é uma terapia que estimula a regeneração da cartilagem pela ação de um campo magnético específico.

É um campo unidirecional pulsante, de baixa intensidade, com ondas retangulares que variam no tempo de forma complexa...

Clique aqui para saber mais 

Vídeos

Tendinite no ombro 


Clique aqui para ver a matéria na integra