Topo 2

Home Ondas de Choque Indicações Tendinite Calcária de Ombro
Tendinite Calcária de Ombro

É caracterizada pela presença de depósitos de hidroxiapatita no tendão. O tendão denominado supraespinhoso é o local mais comumente afetado.

Pode acometer os dois ombros com incidência maior em torno dos 30 aos 50 anos de idade.

 

É uma doença que apresenta determinados estágios que vão desde a formação da calcificação até uma eventual e espontânea desintegração (somente em 10% dos casos). Estas fases podem durar um período variável de 5 a 20 anos. Dependendo da fase que se apresenta pode ser uma descoberta acidental ou também pode causar dor com dificuldade dos movimentos, geralmente devido a um bloqueio mecânico na articulação.

Na maioria das vezes o exame clínico, radiografias simples do ombro e a ultrassonografia são suficientes para o diagnóstico.

O tratamento varia de acordo com a fase que o paciente se apresenta, variando desde o uso de medicamentos, fisioterapia, acupuntura, terapia por ondas de choque e eventualmente a cirurgia.

Na maioria das vezes o tratamento convencional com fisioterapia e anti- inflamatórios são satisfatórios, porém em tomo de 30% dos casos não há melhora, havendo indicação de cirurgia para a remoção da calcificação.

A terapia por ondas de choque é uma alternativa à cirurgia para os pacientes que não obtiveram melhora com o tratamento convencional, pois não é invasivo, é ambulatorial, não requer anestesia, é de menor risco, de menor custo quando comparado com a cirurgia.

É preferível utilizar um aparelho gerador de ondas de choque acoplado com ultrassonografia ou raio-x para focalizar a onda de choque na calcificação( existe uma mira ou cross-hair) .0 uso de alta energia é mais eficaz e as aplicações são feitas com intervalos de 7 dias, num total máximo de 3 aplicações.

A desintegração ocorre em 70% dos pacientes tratados, não havendo reaparecimento da calcificação.

 

Termo de Uso

"As informações  encontradas  no site estão de acordo com padrões vigentes à época da publicação. Mas as constantes mudanças na Medicina, resultantes das pesquisas clínicas, as diferentes opiniões entre especialistas,  e os aspectos peculiares de situações individuais, implicam na necessidade por parte do leitor, de exercer seu melhor julgamento ao tomar decisões. Em particular, o leitor é solicitado a discutir a informação obtida neste site com um profissional da saúde, sendo que este site de informação não pode e nem deve substituir uma consulta médica."

Dr. José Eid - CRM SP 43653 - TEOT 3151

Atendimento

De segunda a sexta-feira
das 8:00 as 18:00

+55(11) 5051-8788

PST

PST - Pulsed Signal Therapy - é uma terapia que estimula a regeneração da cartilagem pela ação de um campo magnético específico.

É um campo unidirecional pulsante, de baixa intensidade, com ondas retangulares que variam no tempo de forma complexa...

Clique aqui para saber mais 

Vídeos

Tendinite no ombro 


Clique aqui para ver a matéria na integra